Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Higienização das mãos é tema de campanha na UPA Roma

02 de May de 2016

“Você já lavou as mãos hoje?”. É com essa pergunta que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), dará início esta semana a uma campanha de alerta sobre a importância da lavagem das mãos. A programação será aberta oficialmente na quinta-feira (5 de maio), data em que é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Na ocasião, será realizado um café social, às 9h, no refeitório da UPA, com apresentação das ações previstas, além de uma palestra sobre H1N1 e lavagem das mãos, ministrada pela infectologista Adielma Nizarala e pela enfermeira Suzana Santos, ambas profissionais da unidade. O objetivo do evento é ressaltar o papel da higienização das mãos na prevenção e redução de infecções durante o cuidado com o paciente.

De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da UPA Roma, os casos de infecção que ocorrem em hospitais pelo país poderiam ser evitados com uma simples lavagem adequada das mãos. “Grande parte das infecções hospitalares ocorre por causa da lavagem incorreta ou não lavagem das mãos. Uma forma eficaz de solucionar esse problema é por meio de intervenções educativas”, comentou Suzana Santos, enfermeira principal do SCIH.

A campanha, que tem como tema a frase vencedora do ano passado – “A mão cura e contamina. Faça a diferença: lave as mãos!”, da colaboradora Nelma Brito – vai contar com atividades durante todo o mês de maio. Entre as ações programadas, destaque para a atuação de técnicos que ficarão responsáveis, em cada área da unidade, por reforçar, junto aos profissionais da UPA, as orientações quanto ao procedimento correto de lavagem das mãos. Após a instrução, cada funcionário receberá um adesivo com a frase para colar em seu crachá. Camisetas e material informativo alusivos à campanha também irão compor as iniciativas de mobilização em torno do tema.

Higienização das mãos é tema de campanha na UPA Roma