Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CER IV adquire novos equipamentos com o apoio da Bahiagás

27 de January de 2022

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com o apoio da empresa Bahiagás, adquiriu uma impressora braille e uma máquina fusora, equipamentos que possibilitarão ampliação do serviço ofertado às pessoas com cegueira e/ou baixa visão. Com a modernização da Sala de Informática, as pessoas com deficiência, especialmente as que possuem deficiência visual, poderão aprimorar os sentidos sensoriais, além de trabalhar diferentes formas de comunicação por meio da utilização de escrita e imagens em relevo.

Para a líder do CER IV, Rosinei Souza, os novos aparelhos também ajudarão a fortalecer a assistência prestada pela unidade, permitindo a realização de atividades fundamentais do plano terapêutico dos pacientes atendidos, principalmente das pessoas com deficiência visual. “Graças ao apoio da Bahigás, vamos ampliar o leque de atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática. Com a impressora braille e a máquina fusora, o núcleo poderá produzir material informativo e de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e seus familiares”, destacou Rosinei.

De acordo com a pedagoga do CER IV, Luciana Damasceno, a impressora braille é um recurso muito importante para a inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão, pois converte textos comuns para o braille. Já a máquina fusora, reproduz em alto relevo o desenho impresso, permitindo a leitura e a percepção feita através do tato. “Estes equipamentos são essenciais para a reabilitação das pessoas com deficiência visual, pois proporciona uma inclusão de qualidade no trabalho, na escola e em atividades de lazer, além de permitir maior conhecimento e participação social”, comemorou Luciana.

CER IV adquire novos equipamentos com o apoio da Bahiagás