Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Centro de Convivência comemora quatro anos de realizações

25 de January de 2018

Os quatro anos do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP) foram comemorados com uma programação especial na última terça-feira (dia 23), reunindo profissionais e usuários do núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A agenda festiva foi aberta com uma missa em Ação de Graças na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, celebrada pelo frei Ronaldo Marques Magalhães e concelebrada por frei Mário Erky, capelão da OSID. Em seguida, na sede da unidade, no Centro Histórico de Salvador, a metodologia de trabalho do Centro de Convivência - que em 2017 realizou mais de 10 mil atendimentos, com foco na assistência às pessoas em sofrimento psíquico e em vulnerabilidade social, incluindo usuários de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua – foi apresentada pela líder do núcleo, Andréa Lima. O evento contou também com as presenças da superintendente das Obras, Maria Rita Pontes, do gestor operacional da instituição, Sérgio Lopes, do assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, e de representantes da Rajan Transportes, empresa parceira do CCIDP, que receberam o Certificado dos 25 anos, criado em reconhecimento aos parceiros das Obras Sociais que se mantiveram presentes ao longo dos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, completados no ano passado. 

Os festejos prosseguiram com o Café da Convivência, atividade que acontece todas as terças-feiras no centro, com a participação de pessoas da comunidade. O momento foi marcado por muita música, oração e reflexão, tendo à frente frei Mário Erky. Durante a manhã comemorativa também foram oferecidos pela equipe do CCIDP diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e verificação da glicemia, além de orientações e atividades lúdicas sobre a importância do cuidado com a saúde mental, marcando a passagem do Janeiro Branco, campanha que é dedicada à conscientização e à prevenção da saúde mental. O encontro foi encerrado com a bela apresentação do grupo de coral da unidade, Falando de Amor, além de distribuição de lanches e um animado parabéns pra você em torno do bolo de aniversário.

Cidadania - Idealizado pela OSID em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres tem como base de sua atuação o resgate e o fortalecimento da cidadania; a promoção da saúde e prevenção de doenças; incentivo à arte, cultura e educação; redução de riscos e danos do uso e abuso de drogas; empoderamento social e economia solidária associada à geração de renda. Entre as diversas iniciativas, o CCIDP promove também o Programa de Redução de Danos (PRD), que além de atender a população mais carente e em vulnerabilidade social lotada no Centro Histórico, também vem ampliando sua rede de assistência para outras regiões de Salvador. As equipes de redução de danos atuam em diversas áreas da cidade, incluindo ruas e praças, orientando usuários de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua sobre assuntos como sexualidade, HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, uso e abuso de drogas, entre outros temas, levando informação, prevenção e conscientização a quem mais precisa.

Centro de Convivência comemora quatro anos de realizações