Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Café da Manhã abre programação do Outubro Rosa na OSID

03 de October de 2016

Símbolo de alerta e prevenção contra o câncer de mama, o mês de outubro nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) teve início de maneira bastante especial com a realização, na manhã de hoje (03), de um café da manhã para pacientes e acompanhantes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima. A ação, que recebeu as bênçãos do frei Mário Erky, capelão das Obras, marcou a abertura da programação do Outubro Rosa na instituição e reuniu funcionários, religiosos e voluntários da Unidade.

Enquanto jovens noviços jesuítas cantavam músicas, voluntárias da Oficina dos Anjos e do Instituto Vencendo o Câncer distribuíam turbantes de cor rosa – cor símbolo da campanha –, e levavam palavras de conforto para os pacientes que aguardavam atendimento. “Com a doação dos turbantes, nós ajudamos a elevar a autoestima e a energia das mulheres em tratamento quimioterápico”, disse Liana Barreto, integrante da ONG Oficina dos Anjos, organização que nasceu na Paraíba e já conta com grupos em Natal, Salvador e Feira de Santana. 

Agenda – Para comemorar o Outubro Rosa, a equipe multidisciplinar da Unacon preparou uma intensa programação que inclui desde orientações sobre o câncer de mama, bate-papo com profissionais de saúde, passando por Oficina de Turbantes, Dia da Beleza, distribuição de lenços e sessão de cinema e de maquiagem para pacientes das enfermarias. “O calendário de eventos foi pensado de maneira muito especial, com o objetivo de alertar para a importância da prevenção ao câncer de mama que, detectado em fase inicial, tem grande chance de tratamento e cura”, ressaltou Ana Lívia, coordenadora da unidade.

“Ter uma programação com eventos como o de hoje (café da manhã) nos ajuda a ter uma visão além da doença, pois traz mais esperança e diminui a ansiedade e tristeza”, testemunhou a paciente Ginalda.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Café da Manhã abre programação do Outubro Rosa na OSID