Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria
Atendimento / 71 3310-1100

Atendimento 71 3310-1100

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim / Salvador - Bahia

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim Salvador - Bahia

História

A história do Hospital Santo Antônio (HSA), coração das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), se confunde com o nascimento da própria instituição. Suas raízes datam de 1949, quando Irmã Dulce improvisa, no galinheiro do convento, um abrigo para 70 doentes resgatados das ruas de Salvador. Já em 1960, a religiosa inaugura no local o Albergue Santo Antônio, centro que dará lugar ao complexo hospitalar duas décadas depois, com a inauguração do HSA em 1983. Atualmente, o hospital já desponta como uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do país e uma das mais bem equipadas da Bahia. 

O complexo, que se tornou referência na assistência à população carente – inclusive de outros estados – registra hoje uma média de 16,5 mil internações e 10 mil cirurgias anuais. Atualmente com 373 leitos e um Centro de Tratamento Intensivo, o HSA oferece atendimento em 17 especialidades, divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (crônicos) e Clínica Cirúrgica.

História

Centro Cirúrgico

Unidade de excelência, o Centro Cirúrgico foi o primeiro núcleo a conquistar no ano de 2002 o certificado de qualidade ISO 9001 versão 2000. A certificação é válida para a realização de cirurgias em diversas áreas e serviços de apoio, como Esterilização, Prontuário do Paciente, Posto de Coleta e Transfusão de Sangue, Bio-Imagem e Clínicas Cirúrgicas do Hospital Santo Antônio e Hospital da Criança.
 
Inaugurado inicialmente com nove salas cirúrgicas, teve esse número ampliado com a abertura da décima sala no ano de 2012, o que possibilitou o aumento no volume de procedimentos cirúrgicos, principalmente os oncológicos, ajudando a reduzir as filas de espera nas especialidades de Urologia, Mastologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia.
 
O Centro Cirúrgico possui ainda dez leitos de observação no Centro de Recuperação Pós-Anestésica, permitindo que os pacientes se recuperem da sedação com maior segurança. A equipe é composta por mais de 100 profissionais de saúde, responsáveis pela realização de uma média de 900 cirurgias eletivas por mês. Equipada com aparelhos modernos, a unidade realiza cirurgias nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia, Ginecologia, Proctologia, Mastologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, além de procedimentos em Cirurgia Bucomaxilofacial.

Centro Cirúrgico

Centro de Tratamento Intensivo Centro de Tratamento Intensivo

O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Santo Antônio surgiu em 1996 como uma proposta diferenciada em relação às unidades já existentes em Salvador. O desafio consistia na criação de um ambiente de trabalho arejado, confortável, dotado de modernos aparelhos e tendo a humanização como uma prioridade para sua equipe multidisciplinar – formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bolsistas.
 
Composto de 10 leitos, o CTI também possui atendimento com psicólogo, apoiando pacientes e familiares para que compreendam o processo de adoecimento e assim se fortaleçam. Conta também com fonoaudióloga que trabalha com a reabilitação oral e reintrodução das dietas orais com maior segurança, acelerando o processo de cura.
 
Através de um convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), a OSID dobrou a oferta de leitos com a inauguração, em julho de 2016, do novo CTI com dez leitos voltados para os pacientes cirúrgicos, reduzindo a fila de espera por cirurgia na instituição e otimizando o atendimento à população.  O novo espaço contou com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões para sua construção e compra de equipamentos. Alguns aparelhos, como ventiladores pulmonares e monitores multiparamétricos, foram viabilizados também através de recurso de emenda parlamentar. 

Centro de Tratamento Intensivo

Hospital da Criança

Inaugurado em dezembro de 2000, com 102 leitos, 10 deles destinados a atender crianças graves no Centro de Terapia Intensiva (CTI), o Hospital da Criança (HC) oferece assistência médico-hospitalar humanizada, seguindo os princípios defendidos por Irmã Dulce – prestando atendimento integral ao paciente. Foi o primeiro centro de saúde na Bahia a atender a todas as exigências do Conanda - Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre os direitos da criança e do adolescente hospitalizados, entre eles, o direito a ter a mãe como acompanhante durante todo o período de internação.

Na CTI, a família do paciente conta com o atendimento prestado por um psicológo, que trabalha com os pais a situação de estresse em que se encontram, devido ao internamento de seus filhos e a mudança de suas rotinas.

O Hospital da Criança também possui programas sócio-educativos, como o projeto Escola no Hospital, dando às crianças a oportunidade de continuar seus estudos durante o período de internamento, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente; o programa de Combate aos Maus Tratos, que identifica casos de violência contra à criança e ao adolescente e o Clube de Mães, onde as mães de pacientes hospitalizados são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.

Hospital da Criança

Perguntas Frequentes

Quando devo iniciar?

Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Quasi, architecto odit! Atque quis blanditiis maiores suscipit eveniet id similique. Cupiditate, ipsa ex! Nisi temporibus esse dignissimos, magni officia quis provident, blanditiis inventore vitae excorrupti voluptate! Molestias voluptatem quos eveniet?

Hospitais

Hospitais

Atendimento gratuito e humanizado em Saúde

Acessar
Doe Sangue

Doe Sangue

Seja um doador e ajude a salvar vidas

Acessar
Especialidades e Exames

Especialidades e Exames

Conheça nossas especialidades

Acessar
Selo Empresa Irmã 2022

Selo Empresa Irmã 2022

Conheça os homenageados

Acessar
Centro de Atendimento

Centro de Atendimento

Encontre uma unidade de atendimento

Acessar