Portal Osid

Portal Osid

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Saúde e Assistência Social

A OSID - Obras Sociais Irmã Dulce abriga um dos maiores complexos de saúde 100% gratuito do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia, a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A atenção integral, multidisciplinar e humanizada é uma das características do atendimento prestado pela OSID. São ações que cobrem todo o espectro da assistência à saúde e que incluem atenção básica, 30 especialidades médicas, exames laboratoriais e de bioimagem, internação, cirurgias de alta complexidade e reabilitação. 

Saúde e Assistência Social

Educação

Através do Centro Educacional Santo Antônio, a OSID, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, atende mais de 900 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino em tempo integral do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), além de acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Educação

Pesquisa Científica

Através do Centro de Pesquisa Clínica (CPEC), o trabalho científico realizado na Bahia tem ganhado visibilidade, inserindo a OSID entre as instituições de referência no país pela qualidade de sua pesquisa. Em 2022 o CPEC foi aprovado em auditoria realizada pela agência regulatória americana FDA (Food and Drugs Administration), órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A auditoria da FDA é fruto do reconhecimento da contribuição do CPEC, que coordenou no Brasil os estudos científicos da vacina da Pfizer contra a Covid-19, tornando-se o centro de maior performance no mundo na pesquisa do imunizante. Nos últimos 23 anos, o centro desenvolveu mais de 80 projetos com participação decisiva em vacinas que hoje fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), a exemplo da vacina contra HPV (Papilomavírus Humano), responsável por casos de cânceres do colo uterino, ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Pesquisa Científica

Preservação da Memória de Santa Dulce

Através do Memorial Irmã Dulce - MID, a OSID mantém viva a história de Santa Dulce dos Pobres. O local abriga uma exposição permanente sobre a vida e o legado da fundadora da instituição. Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o núcleo está situado num prédio anexo ao Convento Santo Antônio, na sede das Obras. A visita se estende ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, situado também ao lado da sede da OSID e onde está localizado o túmulo do Anjo Bom do Brasil.

Preservação da Memória de Santa Dulce