Educação

Educação

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Arte e Educação

As oficinas de arte-educação estimulam as diversas formas de expressão artística. O acesso à práticas esportivas e à iniciação profissional é garantido por via das oficinas de Tecelagem e Cerâmica (parceria com o Instituto Mauá) e Teatro, Dança, Inclusão Digital e Percussão, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – Sedes.

Os resultados das oficinas são divulgados no Festival de Arte-Educação do CESA, realizado anualmente. Durante o festival, os produtos das oficinas são apresentados à comunidade escolar, autoridades e parceiros que apoiam os projetos. Já na Tenda Literária, são apresentados os trabalhos relacionados ao incentivo à leitura e ampliação de repertório cultural.

Arte e Educação

Educação Ambiental

A promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes mais conscientes de preservação do meio ambiente é uma preocupação constante do CESA. Os alunos participam de projetos anuais envolvendo o uso consciente e responsável dos recursos naturais, cuidados na destinação de resíduos sólidos, ações de combate à Dengue, replantio de mudas e oficinas de reciclagem. Contempla ainda, visitas aos bairros e entrevistas com moradores e funcionários.

Educação Ambiental

Educação para valores

O respeito pelas diversas crenças religiosas da comunidade, conservando ou resgatando valores como amor, responsabilidade, tolerância, cooperação, simplicidade e honestidade. Esta é a proposta do Projeto Vivendo Valores, que oferece oportunidades de reflexão sobre a cultura da paz e o respeito à diversidade, contribuindo assim para a desconstrução de preconceitos.

Educação para valores

Promoção de Saúde

Com papel de destaque no programa do CESA, as ações de promoção à saúde abrangem a complementação alimentar, o atendimento odontológico e as práticas esportivas. Além das consultas e tratamentos com o dentista, o projeto contempla uma série de ações preventivas, a exemplo de palestras e feiras anuais de saúde bucal.

Promoção de Saúde

Iniciação Orquestral

Atualmente o CESA promove cursos de iniciação orquestral para 251 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 16 anos, em parceria com o Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia, incentivando o interesse pela música clássica e pela arte de tocar um instrumento, contribuindo para a formação que integra o fortalecimento de valores como responsabilidade, trabalho em equipe, respeito e autodisciplina.

Iniciação Orquestral