Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID vai inaugurar unidade de alta complexidade para tratamento gratuito do câncer

08 de May de 2015

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar, no próximo dia 13 de maio, às 8h30, em Salvador – Avenida Luís Tarquínio, ao lado da sede da instituição, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima. Aguardado com bastante expectativa, o mais novo centro de saúde da OSID vai oferecer, gratuitamente à população, tratamento completo contra o câncer, incluindo procedimentos de radioterapia e quimioterapia, consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico. A cerimônia de inauguração contará com a presença, entre outras autoridades, do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner; do governador do Estado, Rui Costa; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O evento reunirá também profissionais, pacientes, voluntários, moradores, religiosos e estudantes das Obras Sociais Irmã Dulce.

Com uma estrutura que compreende 1.700 metros quadrados de área construída, 11 consultórios, 21 leitos e modernos aparelhos, a Unidade de Oncologia da OSID chega com a expectativa de atender, em sua capacidade plena, em torno de 4 mil pacientes por mês. O novo complexo, além de oferecer o tratamento de radioterapia, irá aumentar também o número de atendimentos do serviço de quimioterapia já disponibilizado na instituição, contribuindo significativamente para a redução das filas de espera por esses procedimentos na Bahia.

“Com a chegada da Unacon, as Obras passam a disponibilizar tratamento completo contra o câncer, incluindo também consultas, biópsias, exame anatomopatológico e cirurgias oncológicas”, destaca a gestora de Saúde da entidade, Lucrécia Savernini. “Não temos dúvida de que esse é o presente que Irmã Dulce gostaria de receber em meio às comemorações de seu centenário de nascimento: a inauguração de um novo e importante serviço, à disposição das pessoas mais carentes”, afirma a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A nova unidade de saúde foi erguida e equipada com recursos dos governos federal e estadual, além de doações.

OSID vai inaugurar unidade de alta complexidade para tratamento gratuito do câncer