Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria
De segunda a sexta-feira / das 7h30 às 17h

De segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h

Atendimento / (71) 3310-1176

Atendimento (71) 3310-1176

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Portão 4 / Salvador - Bahia

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Portão 4 Salvador - Bahia

Referência no atendimento ao idoso, o Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães (CGGJM) é a tradução fiel da luta de Irmã Dulce por uma assistência integral ao público da melhor idade, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Criado em 1986, é o único complexo do estado a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos graves e pacientes crônicos.  São 18 leitos de pacientes com patologias agudas, 12 leitos de cuidados paliativos, 12 de reabilitação, 54 de patologias crônicas e 54 de longa permanência.

Comprometida com o atendimento humanizado, a unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros; médicos geriatra; médico neuroclínico; assistentes sociais; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; fonoaudióloga; nutricionistas; psicólogos; musicoterapeuta; técnicos de enfermagem; cuidadores de idosos; auxiliares de serviços gerais e administrativos. O centro atua ainda junto ao programa de distribuição de medicamentos ao portador do Mal de Alzheimer, do Ministério da Saúde. O complexo mantém também programas para o idoso diabético e hipertenso, e promove a integração dos idosos da comunidade por meio de um grupo de convivência.

Centro-dia – Visando a promoção e manutenção da saúde, o Centro de Geriatria e Gerontologia, através do Centro-dia, atende mensalmente 90 idosos da comunidade, em regime de meio turno, oferecendo atividades de socialização, reabilitação física e cognitiva.

Grupo Renascer – Através de atividades lúdicas e de lazer, o grupo Renascer proporciona ao idoso a retomada de seu papel no seio da família e da sociedade. Seus integrantes participam de atividades como samba de roda, coral, teatro e quadrilha junina, além de palestras educativas que despertam para a cidadania, autonomia e independência da pessoa idosa.

Avaliação Cognitiva – O serviço instalado no Centro de Geriatria e Gerontologia atende idosos com alterações de memória e portadores de doença de Alzheimer, intervindo precocemente e cadastrando para recebimento da medicação disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Ambulatório de Parkinson – Os portadores da doença de Parkinson são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de Geriatria, Neurologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social. Os pacientes também são encaminhados pela unidade para dispensação de medicação específica junto aos postos de saúde.

Morada de Idosos – Com 54 leitos, a Morada de Idosos reúne moradores em situação de vulnerabilidade. Muitos de seus residentes, alguns já presentes na instituição desde a época de Irmã Dulce, viviam em condições de risco social antes de chegarem à unidade, seja por causa de maus tratos ou dificuldades financeiras. Na Morada, a meta é proporcionar um lar para esses idosos e estimular a manutenção do vínculo de referência.

Hospitais

Hospitais

Atendimento gratuito e humanizado em Saúde

Acessar
Doe Sangue

Doe Sangue

Seja um doador e ajude a salvar vidas

Acessar
Especialidades e Exames

Especialidades e Exames

Conheça nossas especialidades

Acessar
Selo Empresa Irmã 2022

Selo Empresa Irmã 2022

Conheça os homenageados

Acessar
Centro de Atendimento

Centro de Atendimento

Encontre uma unidade de atendimento

Acessar