Portal Osid

Portal Osid

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID vai ganhar novo acelerador linear

14 de March de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) serão beneficiadas com mais um acelerador linear, equipamento que permite a realização da radioterapia junto aos pacientes oncológicos. O anúncio foi feito ontem (13 de março), pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, e pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, durante visita à instituição. O novo aparelho vai permitir ampliar a capacidade de atendimento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da OSID, que atualmente realiza 1700 procedimentos por mês. “Hoje nosso Serviço de Radioterapia opera na capacidade máxima, funcionando das 6h às 22h, atendendo pacientes de toda a Bahia. Com esse segundo equipamento, vamos poder acolher os pacientes com mais brevidade”, comemorou a líder da Unacon, Vivyana Passos.

Além do acelerador linear, a instituição também será contemplada com a substituição do aparelho de tomografia, permitindo um aumento no número de exames realizados e maior qualidade das imagens.

Acompanhados da superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, do presidente do conselho da instituição, José Carvalho Júnior, além de gestores e profissionais da entidade, e do deputado federal, Jorge Solla, Helvécio e Roberta visitaram as obras da primeira etapa de requalificação da Bioimagem, que vai abrigar a ressonância magnética, nova sala de tomografia e ambientes de apoio, como recepção e sanitários. Na ocasião, o grupo também conheceu a estrutura da Unidade de Terapia Intensiva. A visita foi encerrada na Capela das Relíquias, onde o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha, conduziu um momento de oração diante do túmulo do Anjo Bom.

OSID vai ganhar novo acelerador linear