Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Serviço de Ginecologia da OSID promove atualização científica para ampliar benefícios aos pacientes

22 de December de 2022

Referência no Estado da Bahia, o serviço de Ginecologia do Hospital Santo Antônio (HSA) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) reuniu médicos residentes e preceptores para ampliar as indicações da histeroscopia, técnica cirúrgica que vem ajudando muitas mulheres que sofrem com miomas uterinos, câncer de endométrio e pólipos endometriais. O debate deu o tom do IV Preceptorship de Ginecologia do HSA, realizado neste mês de dezembro, no Auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene – CEPPAJ, na sede da OSID. Já consolidado, o evento científico que visa a atualização na área ginecológica reuniu 75 médicos participantes nesta quarta edição.

Considerado o método padrão ouro para diagnóstico do câncer de endométrio, a histeroscopia possibilita ainda a realização da ablação endometrial para tratar o sangramento uterino anormal. “Ao abordar o tema, nossa proposta é chamar a atenção dos médicos que não trabalham diretamente com histeroscopia sobre suas indicações, dentre elas, o tratamento conservador do câncer de endométrio inicial em pacientes jovens, que desejam preservar a fertilidade. A atualização deste tema foi muito importante para o corpo clínico, pois amplia as indicações para as pacientes referenciadas para a OSID”, explica a médica ginecologista Priscila Ritt, coordenadora do serviço de Ginecologia e da Residência Médica de Ginecologia do HSA / OSID. 

Com casa cheia, o evento debateu temas atuais e muito relevantes para a prática do ginecologista, como a embolização de leiomiomas, que é um tratamento alternativo para pacientes portadoras de miomas uterinos, patologia muito prevalente nas mulheres. Na pauta do encontro, estavam ainda os métodos de detecção e biomarcadores da infecção pelo HPV, agente causador do câncer de colo uterino, além dos benefícios da plataforma robótica nas cirurgias ginecológicas.

Além de preceptores do serviço de Ginecologia da OSID, que contribuíram com discussões importantes, como o papel da histeroscopia no manejo do câncer de endométrio, tema desenvolvido por Priscila Ritt, o programa contou ainda com as contribuições de dois palestrantes convidados:  Nathanael Pinheiro, patologista com foco de atuação em patologias ginecológicas e atual diretor médico do laboratório Imagepat; e Dionésio Coelho, cirurgião vascular, especialista em angiorradiologia e radiologia intervencionista, uma das referências no Estado em embolização de leiomiomas.

Serviço de Ginecologia da OSID promove atualização científica para ampliar benefícios aos pacientes