Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID promove mutirão de consultas para cirurgia de catarata

02 de February de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promovem, no próximo dia 25 de fevereiro (sábado), a partir das 7h, no Ambulatório da instituição (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 – Portão 3), um mutirão de consultas ambulatoriais de Oftalmologia para triagem de pacientes para cirurgias de catarata. O Dia D do Mutirão de Catarata é voltado para pessoas com idade a partir de 55 anos, com diagnóstico ou sintomas da doença. O cadastro deve ser feito de 6 a 10 de fevereiro, exclusivamente pelo telefone (71) 3316-8890, sendo de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h. Serão disponibilizados 250 agendamentos e a marcação ocorrerá até o preenchimento das vagas.

No momento da ligação o paciente deve ter em mãos o documento de identidade e o cartão do SUS para informar os dados necessários para o cadastro. A mesma documentação deverá ser apresentada no dia da consulta (25/02). Não é necessário apresentar requisição médica. Durante a ação, os pacientes serão avaliados por profissionais do Serviço de Oftalmologia da instituição e encaminhados para posteriormente realizarem os exames pré-operatórios necessários para a cirurgia.

“A catarata é uma doença que costuma ter uma repercussão importante na vida das pessoas, uma vez que pode levar a acidentes de trânsito e quedas, por exemplo. Desta forma, as Obras Sociais Irmã Dulce consideram muito importante reabilitar esses pacientes, porque assim podemos devolver a eles a qualidade de vida”, argumenta o médico oftalmologista Bruno Castelo Branco, coordenador do Serviço de Oftalmologia da OSID.

Catarata – A vista embaçada é um dos primeiros sintomas da catarata, doença ocular que atinge o cristalino, cuja principal função é fornecer nitidez à visão e funciona como uma espécie de lente. Muito frequente ao envelhecer, a catarata atinge 70% dos idosos com idade a partir dos 70 anos; ocorre entre 16% e 20% das pessoas a partir dos 60 anos e afeta cerca de 3% da população que está na faixa etária de 50 anos. Felizmente, a catarata pode ser revertida por meio do tratamento cirúrgico, que consiste em remover o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial, que irá realizar a função perdida.

OSID promove mutirão de consultas para cirurgia de catarata